Vereador apresenta projeto de Educação no Trânsito

Categoria: DestaqueNotícias 11/06/2013 10:58:53 administrador
images
O “Programa Educação no Trânsito” foi apresentado na Câmara Municipal de Teresina como um indicativo de Lei, pelo vereador Ricardo Bandeira (PSDC). O objetivo do projeto é estimular o aprendizado das leis e comportamentos adequados no trânsito para estudantes do Ensino Fundamental, desse modo as escolas da rede pública municipal serão obrigadas a ministrar esse conteúdo através de seminários, palestras, dinâmicas de grupo, simpósio ou qualquer outra forma de explanação abordando assuntos relacionados a educação, prevenção e segurança no trânsito de Teresina.

“Essa é uma forma de inserirmos a educação no trânsito como uma das atividades obrigatórias dentro das escolas da rede pública municipal de Teresina. A escola passará a ter que executar durante o ano ações que conscientize nossos jovens sobre o trânsito, formando cidadãos convictos do seu papel na luta pra reduzirmos os acidentes e mortes registradas. Nossa intenção é tornar o motorista, o motociclista ou o pedestre mais cidadão, responsável pelo bom funcionamento do nosso trânsito, partindo de um aprendizado efetivo na escola”, justificou Ricardo Bandeira.

O projeto estabelece que a explanação do conteúdo seja ministrada em no mínimo 20 minutos e a escola poderá escolher a modalidade e o responsável pela abordagem. Já os educadores poderão ser profissionais sem vínculos com a instituição de ensino. As atividades deverão ser realizadas durante todo o ano, além disso, a instituição deverá expor de maneira permanente materiais alusivos à educação para o trânsito, como banners e cartazes.

O conteúdo será ministrado diariamente pelos educadores habilitados que atuarão em sala de aula como agentes de segurança e prevenção no trânsito. A escola também deverá desenvolver anualmente um relatório com os resultados e estratégias a serem executadas e o conteúdo deverá ser apresentado a toda comunidade escolar.