Segurança na estrada depende de cuidados antes e durante a viagem
As férias são um dos momentos mais esperados do ano. Nas férias escolares do mês de julho, muitas famílias se programam para viajar. Com isso, aumenta o número de veículos nas rodovias e o risco de acidentes. Por conta disso, é preciso atenção redobrada por parte dos condutores. Por esse motivo, o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) reforça a importância dos motoristas se planejarem antes de pegar a estrada. Além da manutenção do veículo, os cuidados físicos, psicológicos e o uso da direção defensiva podem evitar acidentes e proporcionar uma viagem mais segura.
“Nas férias, o trânsito nas estradas tende a ficar mais congestionado, o que exige uma maior atenção do condutor. O planejamento e a direção defensiva são essenciais, pois ajudam a prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes”, explica o diretor-geral do Detran, Arão Lobão.
Planejamento
Antes de pegar a estrada, um procedimento fundamental é levar o veículo a uma oficina para verificar as condições dos pneus, freio, lâmpadas e suspensão. Veja se o extintor está dentro do prazo de validade e se o cinto de segurança e o estepe estão em ordem para serem utilizados. Ao sair de casa, é importante o motorista garantir que está levando o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentro da validade.
Pesquise e anote numa agenda, o número do seguro ou então da concessionária responsável, caso venha precisar de algum tipo de suporte durante o deslocamento. Procure não viajar no fim da manhã ou da tarde, pois estes tendem a serem os horários mais movimentados. Na noite que antecede a viagem, durma cedo, pois uma mente tranquila é importante na prática da direção defensiva.
Motos
Quanto aos equipamentos de segurança, os motociclistas devem usar capacete fechado com viseira. Se o capacete não possuir viseira, o uso de óculos de proteção, que permite a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol, é indispensável.
De acordo com a Resolução 453/2013 do Conselho Nacional de Trânsito, também são obrigatórios dispositivos retrorrefletivos de segurança nas partes laterais e traseiras do capacete, que deve trazer o selo de identificação da conformidade do Inmetro.
A não utilização destes equipamentos consiste em infração gravíssima e implica multa de R$191,54, sete pontos na Carteira de Habilitação e seu recolhimento, além de suspensão do direito de dirigir.