Órgãos se reúnem para planejamento do Maio Amarelo
Sensibilizar, conscientizar e educar, alertando a sociedade para o crescente número de acidentes no trânsito, na busca por atitudes mais seguras e responsáveis no trânsito. Foi com esse intuito que os órgãos ligados ao trânsito se reuniram, nesta segunda-feira (10), para traçar o planejamento das ações de educação do Movimento Maio Amarelo 2017.
Para Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), a campanha vem reforçar o trabalho de prevenção que o órgão já vem realizando em todo o estado. “É fundamental essa articulação entre órgãos para que a gente consiga ter uma cidade com paz no trânsito. Todo esse trabalho nos dá um resultado sobre a garantia da vida ao cidadão”, pontua Jeovanna.
A programação do Maio Amarelo irá contemplar blitzen educativas com distribuição de material com dicas de segurança e orientação aos condutores, palestras em escolas da rede pública e privada e universidades, além de distribuição de material educativo em bares e restaurantes.
“Será um mês dedicado a ações de conscientização sobre as boas práticas no trânsito”, observa a diretora, destacando que o amarelo é um simbolismo da cor do semáforo, que pede atenção ou cuidado. “É um sinal de alerta para a sociedade em relação à problemática do trânsito. Portanto, nós estamos à frente dessas ações e levando essa mensagem de conscientização à população”, declarou Jeovanna.
Participaram da reunião representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
“Maio Amarelo”
Inspirado em movimentos internacionais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas câncer de mama e câncer de próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito.
O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde.