Dia Mundial da Não Violência e Cultura de Paz
A gentileza é uma ação natural, um comportamento de baixo custo para quem realiza, mas que beneficia muito quem recebe. Assim, uma atitude gentil é capaz de modificar, tornando o dia mais leve, claro tornando o mundo melhor para viver.
Ao perceber a natureza contagiante da gentileza, podemos perceber que ela invade diversos espaços da vida diária, inclusive no trânsito. Em face dessa conexão, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) convida você pedestre, condutor e demais usuários a discutir e pensar em atitudes gentis que podem transformar o trânsito, em um ambiente mais humanizado, em alusão a data de hoje.
Ressalta-se que o dia 30 de janeiro é uma data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou como sendo o dia da não violência, sendo uma iniciativa destinada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos. Assim, a gentileza se configura como uma importante ferramenta para promoção de paz no cotidiano da pessoa, bem como no trânsito.
Conforme as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entende-se por trânsito o uso das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Ao considerar a presença de vários atores o trânsito acaba por se tornar um espaço marcado na sua essência pelo estresse dos engarrafamentos, a pressa dos condutores o que desencadeia uma série de conflitos, que poderiam ser evitados na sua maioria pelo exercício da gentileza e tranquilidade.
Isto posto, preparamos para você caro cidadão piauiense algumas dicas sobre práticas que valorizam o comportamento saudável e a paz no trânsito, com base nas evidências cientificas.
Mensagens simples e objetivas – a comunicação no trânsito deve acontecer de maneira clara e objetiva, utilizando uma linguagem de fácil entendimento, possibilitando uma boa fluência e evitando acidentes;
Agir com bom senso -No cenário do trânsito atitudes refletidas e bem pensadas fazem a diferença em momentos de conflitos e elevada tensão. Assim, em uma situação delicada é importante que os atores envolvidos procurem analisar o contexto, tomar decisões da forma mais tranqüila possível.
Não participar de brigas e discussões – É fundamental não envolver em “bate-boca” ou discussões no transito, pois quando acontece nenhum dos usuários envolvidos estão escutando, sendo extremamente pertinente não promover e/ou estimular desentendimentos e fomentar o diálogo.
Usar o veículo para a finalidade correta – utilizar o veículo para demonstrar nível social, bem como usar o tamanho e a potencia para intimidar os outros são atitudes reprováveis.
Importante que você caro usuário do trânsito adote atitudes gentis, segue algumas sugestões:
- Aguardar a travessia de pedestres na faixa com calma;
- Não fechar cruzamento;
- Dar passagem a outro motorista que está sinalizando a intenção de mudar de faixa;
- Não gritar com os demais usuários do trânsito;
- Pedir desculpas quando errar;
- Relevar atitudes erradas dos outros;
- Dar espaço e aguardar, sem pressionar, o motorista do veículo da frente estacionar;
- Ter mais paciência com idosos e condutores sem experiência;
Então, vamos experimentar?
Gentileza,gera gentileza, inclusive no trânsito.