Detran-PI terá atendimento digital e serviços ofertados na plataforma Gov.PI Cidadão

Categoria: NotíciasPop Up 27/06/2023 11:34:31 francisco
WhatsApp Image 2023-06-27 at 10.47.55 (1)

O segundo semestre do ano de 2023 reserva importantes avanços no processo de digitalização, segurança de dados, qualificação do atendimento e oferta de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

O primeiro passo para a transformação digital foi dado nesta segunda-feira (26), com a apresentação da plataforma Gov.Pi Cidadão, feita pelo governador Rafael Fonteles. Fundamentais para a população, os serviços do Detran, incluindo os de diversas secretarias e outras autarquias, serão incorporados à ferramenta a partir do mês de agosto.

O governador Rafael Fonteles declarou que a plataforma será lançada com o intuito de facilitar e agilizar centenas de serviços públicos de vários órgãos, de forma rápida e segura, em benefício do cidadão, no ambiente digital. A solução tecnológica utilizada no estado para a implantação do Governo Digital é a mesma já implantada com sucesso no governo da Estônia.

“Em agosto, vamos ter a primeira etapa sendo apresentada e estamos aqui engajando todos os líderes a ofertarem o maior número possível de serviços públicos através dessa plataforma. Vai ser uma revolução em facilidade e agilidade para o cidadão resolver seus problemas junto aos diversos serviços públicos que nós ofertamos”, declarou.

ZAP DO DETRAN

O 2º passo será dado com o lançamento de uma ferramenta exclusiva da autarquia: Um Chatbot, estrutura para dispositivos móveis, uma espécie de “Zap do Detran”, pela qual o cidadão poderá acessar informações e serviços relacionados a veículos, CNH, consulta de débitos e multas, documentação, impressão de boletos, dentre outros, sem sair de casa.

“Vamos investir em solução tecnológica para melhorar as ações do órgão. Primeiro, integrar os serviços já existentes à estrutura própria, rápida e moderna do Detran, além da expansão das atividades pela plataforma do governo. Trata-se do maior processo de modernização do atendimento aos piauienses que procuram as ações do órgão. Queremos anunciar esta grande conquista no segundo semestre deste ano”, declarou a Diretora-Geral do Detran, Luana Barradas.