Detran Piauí reduz o uso de papel em 60% com o Sistema Eletrônico de Informações
Com uma missão de sustentabilidade, avanço tecnológico e celeridade nos atendimentos, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) alcançou uma redução considerável no uso de papel através da implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em diversos trâmites internos e entre Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Desde maio deste ano, mais de 700 processos foram realizados eletronicamente na sede do órgão, o que resultou em uma economia significativa de resmas de papel.
De acordo com dados fornecidos pela direção do Detran-PI, no período de maio a julho deste ano, o uso de resmas de papel na sede do órgão foi reduzido de cinco para apenas duas unidades. Isso representa uma diminuição de 60% na quantidade de papel utilizado para a realização de processos internos. Além disso, o sistema eletrônico também possibilita o compartilhamento de informações entre as Ciretrans, o que tem contribuído para uma maior agilidade nos atendimentos e uma redução ainda maior no consumo de papel.
O SEI oferece diversos benefícios para o Detran-PI, além da economia de papel. A transição para o meio eletrônico torna os processos mais ágeis, eficientes e seguros. Documentos podem ser acessados e compartilhados de forma rápida e segura, evitando extravios e perdas, além de permitir um maior controle e monitoramento no fluxo de informações. Além disso, a implementação do sistema reduz a burocracia e elimina a necessidade de impressão e armazenamento físico de documentos, gerando economia de recursos e espaço físico.
A significativa redução na quantidade de papel utilizado demonstra o comprometimento do órgão em adotar práticas sustentáveis e modernizar seus procedimentos, garantindo eficiência e agilidade na prestação de serviços aos cidadãos. É esperado que a implementação do SEI traga ainda mais benefícios para a instituição, contribuindo para o cumprimento de metas e resultados positivos.