Escola Piauiense de Trânsito realizou mais de 180 ações em 2023

Categoria: Notícias 27/12/2023 09:30:20 francisco
WhatsApp Image 2023-10-06 at 10.59.03

Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) aponta que a Escola Piauiense de Trânsito triplicou as ações em 2023, em comparação com os números do ano anterior. A direção do órgão aponta que as ações foram realizadas em 20 cidades e 27 escolas municipais. As campanhas e intervenções da Escola de Trânsito levam orientações diretamente aos condutores piauienses, atuando diariamente na promoção de uma sociedade mais consciente e segura.

O Detran Piauí também retomou as ações de fiscalização no trânsito com o fortalecimento da cooperação com os demais órgãos responsáveis pela segurança pública. Além disso, foram retomadas as intervenções educativas e temáticas da Escola Estadual de Trânsito, com métodos para conscientização da sociedade e para redução de acidentes.

“Realizamos palestras e distribuímos material educativo para estudantes de diversas escolas municipais pelo estado. Com o apoio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), visitamos 27 escolas, onde crianças e adolescentes puderam aprender sobre os cuidados no trânsito e se conscientizar sobre a importância de uma direção segura nas ruas”, destacou Daniel Carvalho, diretor da Escola Piauiense de Trânsito.

O foco da conscientização é a prevenção ao excesso de velocidade, orientação quanto ao uso do cinto de segurança e aos perigos de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas.

Na campanha Motorista da Rodada a população é alertada que, ao sair em grupos para os eventos, deve-se elencar uma pessoa devidamente habilitada para evitar o consumo de bebida alcoólica e garantir uma condução segura para os demais.

No Corso de Teresina e no Carnaval de 2023, o Detran Piauí reforçou as ações educativas como forma de incentivar a adoção de medidas que salvam vidas. Para isto, três equipes educativas foram distribuídas nas cidades de Amarante, Água Branca, Floriano, Luís Correia, Parnaíba, Altos, Campo Maior e Barras, no período comemorativo.

A Escola Piauiense de Trânsito desenvolveu uma série de ações durante o Movimento Maio Amarelo de 2023. Na oportunidade, foi realizada a maior intervenção educativa da história em Teresina. O evento reuniu mais de 200 profissionais em 13 pontos da cidade simultaneamente e abordou mais de 20 mil condutores de veículos, numa parceria com a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Militar.

A Semana do Trânsito, em setembro, contou com uma extensa programação para conscientizar a população. O evento reuniu mais de 3 mil participantes e possibilitou ciclo de palestras, passeio ciclístico, atividades em escolas e shoppings para crianças, e ações com os caminhoneiros.

“É fundamental promover a conscientização. Devemos lembrar que o trânsito é um ambiente que deve ser harmonioso, reduzindo a violência, para alcançarmos melhorias nesses dados”, esclarece o diretor da Escola Piauiense de Trânsito.

Mais ações em eventos

Foram mais de 180 ações neste ano, em 19 cidades do interior, além da capital. Neste total de ações, a administração registra em dados que quase 80 mil pessoas do estado tiveram acesso aos informativos em palestras, intervenções e demais atividades da Escola Piauiense de Trânsito.

Em maio, foram reforçadas as ações nas seis vias consideradas as mais perigosas de Teresina, de acordo com um levantamento da Superintendência Municipal de Trânsito (Strans). As atividades concentraram-se nas Avenidas Presidente Kennedy, Centenário, Maranhão, Henry Wall de Carvalho, Miguel Rosa e Rio Poti. Dados divulgados pelo Governo do Piauí, no primeiro trimestre de 2023, apontam que houve uma queda de 24,3% em mortes e 34,44% em lesões no trânsito na capital.

As férias dos piauienses que visitaram o litoral do estado no mês de julho foram lembradas pela segurança, assegurada na campanha de férias do Detran Piauí. Ações coordenadas em Cajueiro da Praia, Parnaíba e Luís Correia distribuíram materiais e atividades aos turistas.

O Detran Piauí participou da 2ª Edição do Cidade Inclusiva. O evento ocorreu nos dias 9 e 10 de março de 2023, no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, zona sul de Teresina, com a presença da secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.

“Marcamos presença também na 3ª Edição do Cidade Inclusiva. Ofertamos o programa de anistia de taxas e descontos em multas e IPVA para motos na maior edição da Feira dos Municípios do Piauí, que ocorreu no mês de setembro”, destacou Daniel Carvalho.