Ações do Detran atingiram mais de 52 mil pessoas e colaboraram para redução de mortes no Carnaval

Categoria: NotíciasNotícias da Escola 19/02/2024 09:41:27 francisco
WhatsApp Image 2024-02-19 at 09.55.57

O Piauí registrou redução de 41,6% no número de mortes no trânsito durante o Carnaval de 2024, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), comparados ao ano anterior. Os índices evidenciam o trabalho integrado e fundamental de educação, prevenção e de conscientização da sociedade, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e as forças de segurança no período festivo.

O Detran abordou mais de 52 mil pessoas, em cidades do interior e nos blocos tradicionais de Teresina, com medidas de conscientização sobre a importância de boas práticas no trânsito. A atividades lúdicas já percorreram os principais blocos de rua e estruturas festivas nas cidades de Altos, União, Luís Correia, Parnaíba e Teresina, com charangas, eleição voluntária do motorista da rodada em grupos de amigos (Se beber, não dirija), distribuição de brindes e material com mensagens e informações cruciais para o cidadão, como respeito às leis de trânsito e prevenção de sinistros.

A Diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, ressalta que os índices coletados reafirmam a soma de esforços das instituições e a receptividade da população no que se refere às campanhas realizadas pelo governo do estado. “É um trabalho que vem ganhando adesão da população, pois só vamos evitar acidentes e mortes com mais educação e cautela no trânsito. O Detran tem desempenhado um papel crucial nessa mudança de comportamento da sociedade piauiense”, diz.

Luana Barradas destaca ainda que o processo de conscientização da população, promovido de forma descontraída e interativa, cumpriu o propósito do órgão de trânsito no Piaui.  “Conseguimos sensibilizar os participantes a adotarem comportamentos seguros, como não dirigir sob efeito de álcool, respeitar os limites de velocidade e usar o cinto de segurança. Contribuições para um trânsito mais seguro e responsável em todo o estado”, evidencia.

Pacto pela Redução da Mortalidade no Trânsito

O bloquinho executou elementos fundamentais do Pacto pela Redução da Mortalidade no Trânsito, lançado em 2023 pelo governo estadual e conduzido pelo Detran, que consiste num trabalho em conjunto com diversas secretarias, órgãos federais, municipais e entidades sociais, para mudança dos indicadores que apontam o Piauí como o terceiro estado com maior índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro quando se trata de motociclistas.

O objetivo do programa foi aplicar políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.