Detran-PI realiza palestras em escolas de Teresina para jovens do ensino médio

Categoria: NotíciasNotícias da Escola 08/03/2024 06:40:48 francisco
WhatsApp Image 2024-03-07 at 12.45.00 (1)

Profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), realizaram um ciclo de palestras sobre “Educação e Cidadania no Trânsito” para estudantes dos Centros de Ensino de Tempo Integral – Edgar Tito, Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) e Helvídio Nunes, na zona norte de Teresina. Ao todo, cerca de 620 jovens assistiram as apresentações nas três unidades escolares.

Os trabalhos ocorreram nos dias 04, 05 e 06 deste mês de março, com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria Estadual de Educação (Seducpi). As atividades integram o pacto pela redução de acidentes graves e mortes nas ruas e rodovias, com foco na mudança dos indicadores que apontam o Piauí como o terceiro estado com maior índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro quando se trata de motociclistas.

A Diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, ressaltou a ampliação de ações, tanto na modernização de ferramentas para oferta de serviços aos usuários e segurança no trânsito, quanto na questão educacional. “O órgão atua para a mudança de cultura e conscientização da sociedade sobre os cuidados para preservação de vidas. Esse processo é fruto da soma de forças governamentais e que precisa da colaboração de todos nós, em diversas frentes”, disse.

A estudante Mayara Kelly, integrante da Escola Liceu Piauiense, destacou a importância do aprendizado na grade de ensino estadual. “Foi um momento enriquecedor para nós estudantes, onde aprendemos sobre a prevenção de mortes no trânsito, o uso adequado dos equipamentos de segurança, as normas e leis de trânsito. Com essas informações, estamos sendo preparados para o futuro com segurança”, avaliou.

Segundo o diretor do Liceu Piauiense, Jair Pinheiro, a ação agrega e fomenta o conhecimento sobre educação no trânsito, sobretudo como ferramenta de mudança de cultura no cotidiano das pessoas. Ele apontou que as palestras foram de grande importância para o desenvolvimento dos estudantes que serão os futuros motoristas. “Esses conhecimentos vêm para agregar, no qual a secretaria estadual de educação, nessa parceria do Detran, está implantando em nossa grade curricular do 2º e 3º ano do ensino médio a disciplina de educação no trânsito. Então, parcerias como essas são fundamentais”, ressaltou.

A plataforma de ensino do Detran-PI visa estimular a sociedade para adoção de medidas para a preservação de vidas no trânsito. Ao tempo em que investe em mais tecnologia para qualificação de serviços e atendimento à população, o órgão fortalece o programa intersetorial de aplicação de políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.