Colaboração entre Detran do Piauí e de Goiás garante habilitação de usuária que transferiu processo
A implementação de novas tecnologias ao sistema de serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) proporciona agilidade e qualidade no atendimento à população. Além da facilidade para expedição de documentos, o Órgão garante proteção de dados dos usuários e resolução de demandas com maior precisão.
Um caso que exemplifica a importância desses avanços ocorreu neste início de março de 2024. A jovem Keyla dos Santos iniciou os procedimentos para obtenção da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado de Goiás-GO, mas precisou transferir o processo por causa da mudança de domicílio para a cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí.
A continuidade dos trâmites ocorreu graças a colaboração estabelecida entre os Detrans dos dois Estados, pois Keyla conseguiu concluir o procedimento no Piauí, pois ao tentar emitir a CNH os registros de Goiás não constavam no sistema. Com novos esforços e comunicação efetivada por profissionais do órgãos, a cidadã recebeu a carteira de habilitação como permissão para dirigir automóveis em solo brasileiro.
Keyla conseguiu concluir o processo de habilitação, com aprovação nas provas teórica e prática, além dos exames necessários que atestaram a sua aptidão como condutora, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Sou muito grata por todos que me ajudaram no processo de minha habilitação, principalmente quando surgiu o problema, no qual meus dados não apareceram na base nacional. Tive vontade de desistir, mas os profissionais dos órgãos de trânsito não deixaram e me deram o suporte necessário para seguir e conseguir minha CNH, um sonho realizado. Hoje reconheço que existe profissionais compromissados com o trabalho e com o cidadão. Hoje me sinto muito realizada e feliz”, testemunhou.
A Diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, destacou que o órgão segue aprimorando as plataformas de serviços e que situações como a de Keyla demonstram a eficácia dos avanços obtidos. “Esse caso reforça a importância da colaboração entre as entidades, pois resultou na conclusão bem-sucedida da emissão da CNH para Keyla, graças à cooperação entre o Detran do Piauí e de Goiás, que ofereceram um trabalho de excelência à usuária”, apontou.