Detran-PI realiza I Fórum Piauiense de Segurança Viária com palestras e exposições

Categoria: NotíciasNotícias da Escola 06/09/2024 01:00:54 francisco
WhatsApp Image 2024-09-05 at 22.53.56

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) encerrou o I Fórum Piauiense de Segurança Viária e Prevenção de Sinistros no segundo dia de palestras, exposições e atividades, promovido nesta quinta e sexta-feira. Com o apoio de diversos órgãos, o Detran promoveu um ambiente de apresentação de trabalhos inovadores, enfatizou o foco necessário ao tema, destacou pesquisas relevantes para a área e gerou um espaço de interação entre os estudantes e autoridades que se relacionam com o trânsito.

O evento ocorreu no espaço térreo e auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) nos dias 5 e 6 de setembro. Dentre as atividades houve espaço de atividades infantis, espaço de sociabilidade, palestras, mesa redonda de autoridades, apresentação de trabalhos de estudantes e lazer com música ao vivo e buffet nos intervalos e encerramento de atividades de cada dia.

A Diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, comentou os objetivos do evento. “Para o Detran, este é um marco muito importante, não apenas como idealizador de eventos significativos para o tema em nosso estado, mas também como um órgão comprometido em estabelecer uma plena segurança em nossas vias. Como coordenador do Pacto Intersetorial, assinado pelo governador Rafael Fonteles, reafirmamos nosso dever em reduzir os índices de morte e acidentes de trânsito no Piauí. Agora, tornando realidade eventos como o Fórum Piauiense de Trânsito, tenho certeza que alcançaremos nosso objetivo”, afirmou a Diretora-geral.

Participaram do evento representantes da Ordem Brasileira de Advogados (OAB-PI), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Universidade Federal (UFPI) e das secretarias de Educação (Seduc), Planejamento (Seplan), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesapi) do Piauí, além de estudantes de diversas instituições.

A exposição contou com trabalhos científicos de graduação e pós-graduação, bem como projetos realizados por estudantes do ensino médio. Houve também uma área para exposições artísticas e demonstrações de produtos e tecnologias voltados para o trânsito.

Pacto Intersetorial:

O Pacto Estadual está alinhado com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que orienta os gestores estaduais a implementarem ações visando diminuir mortes e lesões no trânsito, em conformidade com a Nova Década de Segurança no Trânsito da ONU. No Piauí, a meta é reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.