Nova campanha nacional pede pela conscientização do trânsito
O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), lança a campanha Pela Conscientização do Trânsito, como mais uma das ações do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada) que tem como objetivo principal reduzir pela metade o índice de mortes decorrentes da violência no trânsito brasileiro, até 2020.
Os artistas Emerson Fittipaldi e Cissa Guimarães se uniram ao Pacto Nacional em setembro deste ano e estão participando da campanha ressaltando, a partir de suas experiências, a importância de atitudes conscientes no trânsito.
Um trânsito seguro e pacífico, este é o ideal buscado pela campanha. Com isso as ações não são voltadas apenas para o cumprimento das leis de trânsito, mas para conscientização de que cada um de nós é um ator no trânsito, logo temos responsabilidades, pois toda a sociedade é atingida com a violência no trânsito. Os temas serão abordados por meio de dois filmes e diferentes peças publicitárias.
Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Parada
O Parada, lançado em maio de 2011, é a resposta do Brasil à Organização das Nações Unidas, que instituiu o período de 2011-2020, como Década de Ações de Segurança no Transito. O objetivo é reduzir em 50% os acidentes no mundo. Durante este período estão sendo realizadas campanhas sazonais de utilidade pública que, aliadas à fiscalização e à educação no trânsito, devem conseguir reduzir o número de óbitos nas rodovias.
Contudo, os técnicos do Ministério das Cidades observaram a necessidade de desenvolver uma campanha permanente de mobilização para que os números de vítimas fatais no trânsito não caiam apenas durante as iniciativas sazonais – férias, feriados e datas comemorativas. Os números mais recentes de acidentes no trânsito são do Ministério da Saúde e mostram que, em 2010, 42.844 pessoas morreram nas estradas e ruas do país.
O Ministério das Cidades está veiculando nas TVs filmes publicitários como parte do Parada. Além de desenvolver os aplicativos Mãos no Volante e Onde tem um táxi aqui?, ambos para celulares que tem como função, respectivamente, não permitir que o condutor fale ao telefone e auxiliar o cidadão a encontrar um táxi caso tenha consumido álcool.
Conheça a campanha: paradapelavida.com.br
https://www.facebook.com/ParadaPelaVida
Fontes: Denatran e Parada pela Vida