Transparência: Detran-PI e Conselho de Despachantes firmam cooperação técnica para registro de dados

Categoria: Notícias 27/12/2023 11:30:34 francisco
WhatsApp Image 2023-12-27 at 11.24.43

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e o Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado firmaram um acordo de cooperação técnica, nesta quarta-feira, 27 de dezembro. O documento, assinado pela Diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, e pela Presidente do Conselho, Débora Figueiredo, tem como foco a proteção de dados e a transparência dos processos administrativos do órgão.

A parceria visa promover ainda a eficiência e a integridade dos procedimentos realizados pelas duas instituições. Com a medida, os despachantes credenciados para serviços de habilitação e veículos terão acesso a um fluxo de informações mais rápido e seguro para atendimento aos cidadãos.

A diretora Luana Barradas destacou que o acordo propõe maior transparência às atividades que são realizadas por meio das plataformas digitais do Detran. Ela ressaltou que a proteção dos dados pessoais dos cidadãos, como documentos e registros de ações internas, é fundamental em um mundo cada vez moderno.

“A cooperação vai aprimorar a comunicação e intercâmbio de informações entre o Detran-PI e o Conselho dos Despachantes. Com isso, vamos proporcionar mais transparência e segurança das atividades realizadas, como forma de evitar possíveis danos aos usuários”, reiterou Luana Barradas.

Ainda no primeiro semestre de 2023, o Detran-PI implementou um sistema totalmente digital de cadastro e análise de processos para os despachantes credenciados. Com a assinatura do novo acordo, um banco de dados e registros será integrado à base do órgão, como forma de proporcionar o desenvolvimento do setor essencial à população.