Detran e Etipi iniciam novas ações de transformação digital e modernização de serviços
Uma das grandes ações de transformação digital executadas no Piauí pelo Governo do Estado começa a ser realizada no Departamento de Trânsito – Detran/PI, em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação – Etipi. Trata-se da implantação de uma nova plataforma tecnológica que permitirá a remodelagem dos sistemas atuais. O processo engloba o treinamento dos agentes que participam da jornada de atendimento. Nesta segunda-feira (19), teve início a primeira turma, envolvendo os Centros de Formação de Condutores.
A implantação de uma nova plataforma digital para melhoria dos serviços do Detran foi uma determinação do governador Rafael Fonteles. Ainda neste ano, haverá a total substituição dos sistemas antigos por uma plataforma integrada e segura para a oferta dos serviços do órgão. Isso vai permitir ao cidadão um atendimento ágil, moderno, seguro e eficaz. O Detran e a Etipi trabalham de forma conjunta para a realização desta grande ação.
A substituição do sistema mostra que o processo de transformação digital envolve, dentre outras frentes, a modernização do serviço público, com vistas a ampliar o acesso e as possibilidades de atendimento ao cidadão, bem como proporcionar uma boa experiência de interação entre o governo e a população.
Além dos Centros de Formação de Condutores, também receberão o treinamento colaboradores do departamento, Clínicas de Psicologia, dentre outros. O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação – Etipi, Ellen Gera, e a Diretora do Detran Piauí, Luana Barradas, estiveram presentes durante o treinamento realizado nesta segunda (19). Na ocasião, deram as boas-vindas aos participantes e explicaram sobre a importância da formação dentro do processo de transformação digital realizado no estado.
“O Governador Rafael Fonteles colocou a transformação digital do Piauí como pauta prioritária e a modernização dos serviços públicos com foco no cidadão é uma das metas. Os serviços do Detran também passarão por essa transformação, com a integração de sistemas, oferecendo uma boa experiência aos usuários. Começamos a treinar as equipes das autoescolas, que vão lidar no dia a dia com a nova plataforma. O objetivo é que todos os agentes que utilizam os serviços do Detran se tornem aptos a operar a nova plataforma, ” afirmou Ellen Gera, presidente da Etipi.
Para a diretora do Detran, Luana Barradas, esse é um momento histórico e de um trabalho grandioso no órgão, onde será realizada a virada de chave dentro do processo de transformação digital e que abrange não só o cidadão, mas também os parceiros.
“A autoescola é fundamental nesse processo de transformação digital, porque boa parte dos processos são iniciados lá, então se eles não tiverem treinamento, o novo sistema não vai fluir de fato e não teremos uma virada de chave eficaz. A ideia é ter um novo sistema que melhore a vida do cidadão e também dos parceiros que utilizam no dia a dia. Esse é o momento de a gente conseguir, juntos, fazer uma virada de chave para um serviço de qualidade do Detran”, disse Luana Barradas.