Novo sistema do Detran-PI busca garantir eficiência das ações do Pacto estadual
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) realizou uma reunião com o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e a Secretaria de Planejamento do Piauí (SEPLAN) para coordenar o monitoramento das ações do Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes e Acidentes de Trânsito.
Um sistema estadual de monitoramento de ações será implantado, incluindo gráficos de serviços, acidentes, fatalidades e progressos alcançados por meio do Pacto. Com base nesses dados, uma avaliação será realizada para identificar possíveis melhorias e expandir as iniciativas do pacto.
A Diretora Geral do Detran-PI, Luana Barradas, esteve presente na reunião e destacou o objetivo das ações. “Vamos reforçar a fiscalização dessas ações integradas em prol do Pacto Intersetorial justamente para garantir a eficiência do projeto. Vamos alcançar a meta de redução dos índices e tornar o trânsito no estado do Piauí um sinônimo de segurança”, disse a Diretora Geral.
Com o novo sistema de monitoramento, a direção das ações do Pacto terá acesso a um plano de dados mais amplo acerca das ações e acidentes ainda relatados. Será, assim, possível direcionar os recursos necessários aos locais mais adequados. A abordagem estratégica garante a aplicação eficaz de recursos e facilita a orientação das ações pelo estado.
Ações do Detran-PI
Além de administrar os planos de execução das ações do Pacto, o Detran-PI tem priorizado a adoção de tecnologia para aprimorar os serviços e o atendimento à população, além de promover ações e campanhas educativas para sensibilizar a sociedade sobre segurança no trânsito, normas e leis que protegem os cidadãos. Entre as ações estão palestras em escolas e intervenções educativas nas vias estaduais de grande fluxo de veículos.