Detran e OAB discutem frota de veículos do Estado
A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (05), com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), Jose Antonio Vasconcelos, para tratar de problemas ambientais relacionados ao crescente número de veículos no Estado, 369.520 em Teresina e 806.608 no Piauí.
Na ocasião, o vice-presidente da Comissão, Esdras de Lima Nery, debateu junto ao Detran sobre a inspeção veicular ambiental para minimizar as emissões de poluentes pelos veículos registrados na cidade.
Segundo Jose Antonio Vasconcelos, a Secretaria de Meio Ambiente do Piauí realizou um estudo sobre as condições de poluição do Estado e concluiu que, em decorrência dos baixos índices, não é necessário a realização de uma inspeção veicular. Desta forma, Esdras Lima sugeriu que a Comissão de Meio Ambiente, juntamente com o Detran, elabore um plano de prevenção para que os baixos índices sejam mantidos.
A Comissão também solicitou informações precisas sobre a destinação dos veículos apreendidos pelo Detran. De acordo com Antonio Vasconcelos, o depósito do órgão possui cerca de dois mil veículos em situação irregular e não existe no Piauí nenhum tipo de projeto que viabilize a reutilização, por exemplo, das carcaças e materiais recicláveis dos carros que não serão utilizados.
Esdras Nery citou o caso de outros Estados cujos veículos inutilizados são reaproveitados por indústrias de aço e alumínio que além de alimentar a receita do próprio Detran, reduzem os danos ambientais.
Ascom OAB-PI