Campanha alerta para alto risco de unir moto e bebida
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e a Secretaria do Saúde do Estado lançaram, neste fim de semana, uma campanha publicitária na intenção de reduzir os acidentes com motos. Os anúncios chamam atenção para os altos riscos da associação entre o uso da bebida alcoólica e o ato de pilotar, enfatizando que a união entre moto e álcool implica em “queda na certa” e em graves consequências como amputação de membros, paraplegia e até a morte.
“Muita gente usa moto como se fosse um brinquedo e nunca acredita no risco real e muito alto de danos graves”, alerta o diretor geral do Detran, Jose Antonio Vasconcelos. Ele sublinha a importância de destacar esses riscos no conteúdo da campanha. “Não dá para colocar panos mornos sobre esse tema e precisamos recorrer a uma linguagem mais chocante para sensibilizar as pessoas. É inegável: unir a moto com o álcool é ter muito pouco apego à vida, porque invariavelmente misturar álcool e direção resulta em acidente grave”, diz.
A campanha que começou neste fim de semana também serve de alerta para quem vai brincar o carnaval. “A moto é um grande veículo, mas há um descaso enorme com a segurança e as consequências costumam ser dramáticas”, destaca Vasconcelos. Ele adverte para o uso do capacete. “Antes de ser um item obrigatório por lei, é imprescindível pela segurança do usuário”, observa. No caso do álcool, não combina nem com moto nem com qualquer outro tipo de veículo.
O diretor do Detran diz que a campanha vai incluir material para rádio, TV e veículos impressos, além de outdoor e publicações para distribuição direta, como folder e leque. Depois do Carnaval, a campanha terá uma nova fase, incluindo ações noturna nas áreas de bares e restaurantes. “A gente quer que as pessoas se divirtam, mas de forma consequente, sem irresponsabilidade”, alerta Vasconcelos.
A campanha sobre o risco de unir bebida e moto vai se utilizar das cartas do tarô. A ideia é mostrar o quanto é previsível a tragédia, quando o piloto ingere bebida antes de conduzir a moto. Criada pela Eclética, a campanha se vale de um apelo bem direto: “Álcool e moto. É previsível: queda na certa”.
A intenção é mostrar que as tragédias no trânsito, após a ingestão de bebida não representam nenhuma surpresa. Na verdade, trata-se de consequência bem previsível. “A gente pede desculpa por utilizar essa linguagem tão dura, e por envolver situações difíceis. Mas é preciso que as pessoas tenham a consciência do risco que correm quando usam indevidamente um veículo tão extraordinário como a moto. A campanha tenta despertar para isso”, diz o diretor do Detran, Antonio Vasconcelos.
Fonte: Redação CCOM