Detran reforça ações de conscientização no período do Carnaval
Carnaval é sinônimo de alegria e festa, mas é preciso prudência. Buscando evitar transtornos nesse período festivo, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) preparou uma série de ações educativas para lembrar os motoristas dos cuidados redobrados que devem ser adotados. Pequenas decisões como o uso dos itens obrigatórios de segurança, respeito aos limites de velocidade das vias e evitar a combinação de álcool e direção são atitudes que podem evitar tragédias e salvar vidas.
Para Arão Lobão, diretor-geral do Detran, as ações preventivas asseguram a qualidade dos serviços no período carnavalesco, tudo com o intuito de garantir a segurança de todos que participam da folia. “É necessário chamar atenção para cuidados básicos de segurança, que podem salvar vidas. A intenção é sensibilizar as pessoas para que elas evitem excessos. Vamos alertar os condutores da importância do respeito à legislação, destacando que mistura de álcool e direção é fatal e, que acidentes podem ser evitados”, pontua o gestor.
Água Branca, Barras, Campo Maior e cidades do litoral do estado, além de Teresina, receberão equipes de educação e fiscalização. Os educadores recepcionarão os foliões distribuindo kits com dicas de segurança, buscando estimular a reflexão sobre gentileza e comportamento no trânsito, contribuindo, assim, para garantir uma festa segura e sem excessos. ”Nossa mensagem será de prudência para que todos aproveitem o Carnaval de maneira segura e consciente. O mais importante é evitar acidentes e preservar vidas”, destaca Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT).
No mês de fevereiro, durante o período que antecede a festa de Momo, o órgão realiza, na capital, blitzen educativas preventivas de pré-carnaval em pontos estratégicos da cidade alertando a população que brinque de fora segura e sem excessos o Carnaval.