Detran-Pi firma parceira para a Lei Seca com táxistas e mototaxistas
Com o intuito de garantir mais segurança ao cidadão e incentivar o cumprimento da lei seca, afim de evitar acidentes, os representantes do Sindicato de taxistas, mototaxistas e de cooperativas independentes, apresentaram na manhã desta terça-feira (04) ao diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, uma proposta de cooperação à Operação Lei Seca.
As cooperativas irão cobrar a tarifa normal – bandeira 01, no período em que acontece a Operação Lei Seca, de quinta-feira à domingo. As atividades terão inicio a partir desta quinta (06), e os carros e motos já conveniadas com o projeto terão selos e registro.
Arão Lobão afirma que o projeto é extremamente positivo no sentido em que facilitará a população alternativas mais seguras de locomoção e no trânsito. Além do baixo custo que estas pesssoas terão a partir de agora.
Normalmente à partir da sexta-feira e aos finais de semana, táxistas, mototaxistas e companhias independentes cobram por seus serviços uma taxa diferenciada, a chamada “bandeira 2”, o que deixa o valor das corridas com um custo mais alto.
Desta forma, a proposta pretende, trabalhando juntamente com o Detran e demais órgãos de trânsito, cobrar somente a bandeira 01, nos dias em que a Operação Lei Seca estiver sendo realizada. Assim quando solicitados por passageiros, seja em quaisquer circunstâncias, o valor da corrida continuará tendo a cobrança da bandeira 01.
Até o momento, as empresas rádio taxi, tele táxi, nosso táxi, cotaero táxi e ligue táxi já firmaram o convênio da adesão ao projeto. E segundo o presidente dos táxistas, Raimundo Bezerra, a intenção é atingir o maior número de cooperativas, na capital e demais municipios onde a operação acontece.
“Em primeiro momento, atenderemos a população da capital, mas como sabemos do projeto sendo estendido para outros municipios do estado, tentaremos posteriormente contar com o apoio dessas outras regiões também”, pontua o presidente.
É importante lembrar que a iniciativa conjunta com o Detran-PI é pioneira no Brasil, e que ainda este mês será realizada uma assembléia para a formalização do projeto.